quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Teologia do Evangelho Íntegro – A Mensagem que dEle temos ouvido

Simples assim:  Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta (Tiago 2:26). Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor (Efésios 5:15). E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rom 12:2a,1). Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.(Efésios 5:3 a 5, 1, 2). Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:2, 4). Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. (Gálatas 5:1, 19 a 21) Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Romanos 8:6) para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12, 2b). {É assim que} se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus, vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, (Tiago 2;23, 22). Portanto, santificai-vos e sede santos, pois {Santo é} o SENHOR, vosso Deus (Levíticos 20:7). Destes dois mandamentos, {fé e obras}*, dependem toda a Lei e os Profetas (Mateus 22:40).
--------------------------
*Os dois mandamentos citados por Jesus são: o Amor superior e incondicional a Deus e o amor ao próximo como a si mesmo, exemplos perfeitos desse dupla inseparável, Fé e Obras (sugiro a leitura de 1 João 3; 16 a 18).
Obs.: Os textos foram citados concatenando ideias que estão presente no contexto de cada citação. Vale – e em nada mudará a afirmação do post – a leitura completa dessas referências dentro do contexto onde originalmente estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sua vez de dizer alguma coisa! Será bom te ouvir (ou ler), mas lembre-se da boa educação.